Batismo Nas Águas

Atualizado: 22 de set.

O batismo nas águas é um momento importantíssimo na vida de alguém que tomou a decisão de caminhar com Cristo. Assim como em todas as outras áreas da vida, nas quais passamos por diversas etapas, na vida com Deus (nossa caminhada de fé), não é diferente.


Primeiro aceitamos a Cristo como o nosso único e suficiente Salvador, depois começamos nos aprofundar através da leitura bíblica e, para um novo convertido, junto com a leitura começam a vir uma enxurrada de dúvidas:


O que é o tempo da graça? Como recebo o Espírito Santo? Por que preciso deixar os velhos hábitos? Posso continuar consumindo bebidas alcoólicas? Preciso mudar meus comportamentos? Para que preciso me batizar nas águas? O que é a santa ceia? Dentre muitas outras.


Falarei em posts futuros sobre cada um desses assuntos, mas hoje vamos focar no batismo nas águas.





O Que É O Batismo Nas Águas?


Para entender o batismo nas águas, precisamos voltar um bom tempo antes e analisar como as coisas aconteciam nos tempos de Moisés, o famoso período onde as leis prevaleciam e precisavam ser cumpridas uma a uma (o que não acontecia, por isso veio Jesus).


Naquele tempo não existia o batismo nas águas, mas todos os meninos, a partir de 8 dias de vida, precisavam ser circuncidados. Essa palavra difícil, quer dizer: cortar o prepúcio do pênis. Esse ato precisava ser realizado por obediência a uma ordem que Deus havia dado ao seu povo, por meio de Abraão, com o intuito de distinguir o povo de Deus de outros povos.


“Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne. Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês. Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês. Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança” (Genesis 17.10-14)


Referente a ter uma ordenança apenas para os homens se circuncidar, não significa que nós, mulheres, não temos direito ao batismo nas águas (já que o batismo substitui a circuncisão) ou a salvação. É importante que você entenda que Jesus morreu por todos, sendo assim, ele deu direito a salvação para toda criatura.


“Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência (pecado), para com todos usar de misericórdia.” (Romanos 11.32)


Atualmente, para ser mais simples ao explicar o que significa o batismo nas águas, costumamos dizer que é um ato que simboliza a morte da sua velha vida, ou seja, seus pecados ficam sepultados debaixo da água e ao subir das águas você tem uma nova vida, espiritualmente falando, a partir daquele momento.


Se a circuncisão no tempo da lei servia para distinguir o povo de Deus e estamos vivendo no tempo da graça, ou seja, a lei foi abolida por Cristo, logo circuncidar-se não é mais necessário. No entanto, no tempo graça, o ato que substitui a circuncisão é o batismo nas águas.


Isso é bem explicado nas passagens a seguir:


“No qual (Jesus Cristo) também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. ”

(Colossenses 2.11-13)


Concluímos então, que o batismo nas águas é a circuncisão de Cristo.


Por Que Se Batizar?


Se você já aceitou Jesus em sua vida, confessando-o publicamente com seus lábios, o próximo passo, quando você decidir, será se batizar nas águas. Como uma pessoa batizada aos 12 anos de idade (já faz um tempo), posso dizer que é um momento ímpar e que fica gravado na memória para sempre.


Agora, vou te dizer o motivo do batismo:


A bíblia é clara. O batismo é consequência de um ato de fé e é só para quem crê. É uma consequência de quem já creu e já recebeu Jesus em seu coração (Mateus 16.16-18). Se você já está convencido e certo de que Jesus Cristo é o seu salvador, pode se batizar. Lembre-se que o ato de batismo é realizado somente uma vez na vida, é apenas um batismo: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. (Efésios 4:5)


O batismo é necessário se você quiser herdar o reino dos céus. Olha o episódio de Jesus ao explicar a Nicodemos, mestre da lei, sobre o batismo nas águas:


“Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (João 3.1-8)



Batismo Nas Águas: quanto tempo depois de aceitar Jesus?


Qual é o tempo certo para se batizar após aceitar a Jesus? O batismo nas águas não exige um prazo certo. A verdade é que o tempo de cristão não é parâmetro para definir se você já pode ser batizado ou não. Se você ouvir falar de Jesus e aceitá-lo em seu coração e, no momento que alguém te falou do evangelho, também te explicou sobre o batismo, caso se decida ali mesmo, seu batismo já pode ser realizado.


Muitas denominações preparam a pessoa explicando o que é o batismo, o que é ótimo. Algumas pessoas, já acham que se batizar sendo novo na fé ou por emoção, digamos assim, como quem está empolgado ao ver uma galera se batizar, já não é correto. Mas, biblicamente falando, não há respaldo para isso.

O que você precisa ter em mente é que independente de tempo, o mais importante é você saber o que de fato significa o batismo nas águas e a importância disso na sua caminhada de fé.


Amo a passagem bíblica que relata o momento que Filipe batizou o eunuco, que necessita que alguém lhe explique sobre o que está escrito em Isaías. Em seguida acontece o batismo:


E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (Atos 8.26-39)


O Que Acontece Após O Batismo Nas Águas?


O que acontece após o batismo, pode ser uma dúvida para muitas pessoas.Já que você se batizou e entendeu o significado disso, é preciso saber qual é o próximo passo.


Santificação. Viver em santidade é um pré-requisito para todos que creem na palavra de Deus. Com o batismo nas águas é preciso abandonar os velhos hábitos, pois somos aconselhados a andar em novidade de vida.


“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6.4)


Se batizar nas águas não significa que a sua vida vai melhorar no sentido de não existirem mais adversidades, se assim fosse, seria uma maravilha. Ao contrário disso, o que é preciso é procurar se santificar aproximando-se de Deus e conhecendo cada vez mais a palavra.


Agora você é uma nova criatura em Deus. Logo, comportamentos da velha criatura não lhe cabe mais. Com o batismo nas águas não significa que não teremos mais pecados,aliás, a bíblia diz que todos somos pecadores e se alguém diz não ter pecado é mentiroso.No entanto, precisamos ficar mais cautelosos nesse sentido.


Se você bebia, não beba mais. Se fumar, não fume mais. Se prostituía, não se prostituía mais…


Espero que este post tenha sido esclarecedor para você, me deixe saber nos comentários o que achou.


Deus te abençoe

Até mais


14 visualizações0 comentário