Confiando Em Deus Em Tempos Difíceis

Atualizado: há 3 dias


Quando estamos em um período tranquilo das nossas vidas, manter a confiança em Deus é bem simples. Quando não estamos passando por uma dificuldade financeira, quando está tudo bem com a saúde, quando está tudo bem com sua vida profissional e seus objetivos estão sendo alcançados. Mas, se o tempo pelo qual você tem passado é totalmente o oposto disso, pode ser bem difícil manter a fé intacta.


Essa semana, enquanto participava de um estudo bíblico, após um período de consagração, eu fui inundada com muitos versículos da palavra de Deus que ministrou fortemente ao meu coração. Deus tem um propósito em todas as circunstâncias (Provérbios 16.4). Algumas vezes, conhecer versículos que é coerente ao tempo pelo qual estamos passando, nem sempre será o suficiente. E é por isso que a oração e o jejum fazem toda diferença, pois assim permanecemos firmes.


Uma das coisas que aprendi através da palavra de Deus, e olha que é um versículo pelo qual eu já tinha passado algumas vezes (Ec 7.14), é que Deus faz momentos de lutas virem sobre nós, por que não nos cabe saber o que acontecerá no futuro.

Não é à toa que a bíblia diz para não ficarmos ansiosos e nem preocupados acerca do futuro, pois basta a cada dia o seu mal (Mateus 6.34) e, não apenas isso, a palavra é clara em dizer que Deus tem cuidado de nós (1 Pedro 5.7).


Não precisamos querer saber como vai acontecer o que desejamos ou como vai se cumprir algumas promessas do Senhor nas nossas vidas. A bíblia diz que Deus não faz nada sem antes revelar aos seus profetas (Amós 3.7-8), é verdade. Mas nem sempre Deus vai nos contar todos os detalhes do que irá acontecer. Acima de tudo, o que precisamos fazer é continuar confiando na soberania de Deus.


Quando Deus se manifestou a Abrão a respeito de sua descendência que, no caso, era o povo de Israel, Deus disse que seriam escravos e seriam afligidos por 400 anos e depois eles seriam libertos, levando muitas riquezas. Deus não entrou em detalhes dizendo como seria todo esse processo. Da mesma forma, quando Deus nos fala algo que irá acontecer, não precisamos de detalhes. Deus não perde o controle.


Olha o que diz Eclesiastes 7.14: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.”


Já pensou quão perturbado Abrão ficaria, mesmo estando no fim da vida, se Deus tivesse falado todos os percalços que a descendência dele viveria em detalhes. Imagine Deus falando para você: “Olha aqui Maria - ou seja lá qual for o seu nome -, daqui um tempo você vai passar por um período de aflição, mas vou te dar a vitória." Até aqui tudo bem, mas, se essa aflição for um câncer que pode tirar a sua vida, como você ficaria se Deus falasse especificamente o que é? Provavelmente, você deixaria a situação que ainda nem chegou, tirar a sua paz, te deixar ansioso sem aproveitar o dia de hoje.


Se você tem passado por algum momento de dificuldade que tem te atingido, não entregue as pontas. Deus permite situações não apenas para nos ensinar, mas, principalmente, para que o nome dele seja glorificado. Referente ao homem cego que é retratado no livro de João (9.1-11), os discípulos perguntam para Jesus quem tinha pecado para ele estar naquela situação, ele ou os pais, mas, Jesus respondeu: Isso aconteceu para que a obra de Deus se manifeste na vida dele.


Mesmo sem entender o motivo de algumas circunstâncias, lembre-se que Deus é soberano e continue confiando nele. Pois, tudo coopera para o bem dos que amam a Deus e daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).


Deus te abençoe!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo