Devocional: o que é, como, quando e onde fazer?

Atualizado: 9 de set.

Devocional: o que é, como, quando e onde fazer? Fazer devocional é algo essencial na vida cristã para nos relacionarmos e aprender mais sobre Deus. Mas muitas pessoas não se atentam, necessariamente, à importância deste hábito para a construção de uma vida íntima com Deus. Se você parar para pensar nos relacionamentos fortemente construídos ao longo de sua vida, vai notar que foram necessários momentos de conversas, passeios, convivência para que fosse possível manter uma relação, seja de amizade ou conjugalmente falando, para que esse relacionamento permanecesse intacto e cada vez mais forte.





Mas, o que é necessariamente um devocional? É o que veremos a seguir:


O que é um devocional?

A palavra devocional vem da palavra devoção que significa apego sincero e fervoroso a Deus, e observância para as práticas das leis cristãs. Logo, chamamos de devocional todo o momento que você passa dedicando um pouco do seu tempo a Deus.


Quando você vai ao culto religioso, estando entre os irmãos da fé em sua congregação, você está fazendo o seu devocional. Ao orar, ler a bíblia, ouvir um louvor, são práticas que fazem parte deste período. Lembre-se que, da mesma maneira que você procura se aproximar para conhecer melhor uma pessoa e se relacionar com ela, desta mesma forma é necessário se aproximar de Deus.


Ter o constume de fazer um devocional não faz de você um fanático religioso, mas sim uma pessoa que quer se aproximar do seu criador para aprender mais dele e viver tendo uma qualidade de vida. Deus declara em sua palavra: "Quem de mim se alimenta, também viverá por mim." (João 6.56-58)


Agora que você já sabe o que é um devocional, a seguir veremos como se faz um devocional.


Como fazer um devocional?


Mas, como fazer um devocional? Como eu te expliquei anteriormente, devocional é um tempo separado a Deus. Como seu devocional será feito, você mesmo pode decidir. Lembre-se que não há uma regra específica. Então, neste caso, basta você analisar o que gosta de fazer, prefere orar ou tirar um tempo de adoração?


É importante ressaltar que a leitura da bíblia é indispensável neste período. Basta você pensar que, na oração você fala com Deus e para ouvir Ele falar você precisa saber o que a bíblia diz. Não se esqueça que Jesus (Deus) é o verbo, ou seja, Ele é a palavra. Sem uma vida de leitura dedicada a palavra de Deus não tem como construir um relacionamento. Não é possível construir uma amizade, onde apenas uma pessoa fala e a outra fica quieta, ou ainda, só uma pessoa escuta e a outra tem problema de audição.


Sendo assim, fale com Deus e o ouça fazendo, indispensavelmente, sua leitura bíblica. Agora que você já sabe o que é um devocional e como fazê-lo, você vai ver a seguir quando fazê-lo.


Quando fazer um devocional?

Quando fazer um devocional? Para responder a essa pergunta, basta você fazer um auto questionamento a você mesmo: Qual é o grau de intimidade e conhecimento que você quer com Deus? Se a sua intenção é ter o máximo de intimidade possível com seu criador e pai, logo, é necessário você separar um período do seu tempo todos os dias, somente para se dedicar a isso. Quanto mais, melhor.


Em 1 Timóteo 4.15-16, lemos: "Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."


Então, quanto maior for o tempo, melhor. Mais rapidamente seu aproveitamento será manifesto às pessoas que estão ao seu redor. E cada vez mais, você estará pronto para fazer a vontade do pai, uma vez que tem dedicado seu tempo para conhecê-lo.


Mas, e o lugar? Qual é o melhor local para fazer o devocional é o que você verá a seguir.


Onde fazer o devocional?

Onde fazer o devocional? Será que existe um lugar adequado? A resposta é sim. Na hora de fazer seu devocional para conhecer melhor a Deus, é bom você optar por lugares onde você possa ficar não apenas sozinho, mas que também tenha silêncio.


Com certeza, nas vezes que você precisou fazer um trabalho escolar, ou julgou uma leitura importante, você optou por ir a um lugar calmo e silencioso para se concentrar o máximo possível. Para fazer o devocional, leve em conta que quanto mais concentrado estiver, melhor.


Quando Jesus explicou aos discípulos como eles deveriam orar, uma das coisas mais importantes foi: "Entre no seu quarto, feche a porta, e o seu pai que te vê em secreto, publicamente te honrará." O que Jesus estava querendo dizer é que outras pessoas não precisam presenciar os seus momentos com o Senhor. Relembrando do versículo em Timóteo, o seu aproveitamento será manifesto a todos.


Agora que você já sabe o que é um devocional e como fazê-lo, procure aplicar este hábito constantemente em sua vida. É a sua intimidade e qualidade de vida que está em jogo.


Deus te abençoe, até mais!





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo