Leitura: Como Lembrar O Que Você Leu

Atualizado: 7 de set.

Se você sofre com a dificuldade de lembrar o que leu, principalmente em livros, saiba que você não está só. Eu também estava sofrendo com isso, mas passei a aplicar algumas técnicas que tem me ajudado bastante, e são elas que vou compartilhar com você neste post.






LER E MEMORIZAR


Ter o hábito de ler é muito bom, mas, melhor ainda, seria se conseguíssemos memorizar e lembrar todas as informações que lemos nos livros. O que, infelizmente, não acontece naturalmente.


Com certeza, você consome muito conteúdo ao longo de um único dia. Não me refiro apenas aos livros, mas, de uma forma geral. Principalmente em relação à internet, o que é normal. Pois, passamos a maior parte do tempo conectados e este hábito nos expõe a diversos conteúdos nos mais diferentes meios de comunicação, os quais lemos até involuntariamente.


Com tanta informação fica difícil gravar o que realmente nos é importante ou aproveitar de verdade os conteúdos relevantes de algum livro que estamos fazendo a leitura.

No meio dessa avalanche de informação, como se lembrar das informações que são relevantes?


4 DICAS PARA MEMORIZAÇÃO


Para te ajudar nesse processo, eu separei 4 dicas para memorização que eu tenho certeza que irá contribuir para este processo. Te auxiliando a se lembrar das coisas que leu de importante, as quais você sabe que merece ser guardadas na memória.


1. Grifar

Grifar trechos que você achou relevante para memorizar é uma ótima técnica para te ajudar neste processo de memorização.

Enquanto fazia a leitura de alguns livros, vários trechos me marcaram, mas infelizmente, eu ainda não tinha adquirido o hábito de grifar, o que dificulta muito para eu me lembrar não apenas o que, exatamente, estava escrito, mas também em qual livro obtive determinada informação. Sendo assim, passei a carregar comigo uma marca texto para grifar tudo o que me proporcionou algum tipo de conhecimento e, futuramente, poder compartilhar o aprendizado com outras pessoas.


2. Rever

Além de grifar determinados trechos, é muito bom o hábito de rever o que você grifou enquanto a leitura não terminou e, posteriormente, fazer o mesmo nos próximos dias. Isso vai te ajudar a lembrar o que leu.


Recentemente, lendo um livro do psiquiatra Augusto Cury, A Fascinante Construção Do Eu, me deparei com a explicação do autor sobre como funciona nossa mente. Explicando que a mente é como uma grande cidade. Nela existe as periferias que são as ruas pelas quais você pouco trafega (ME), e existe o centro, ruas pelas quais você passa todos os dias, gravando desta forma detalhes deste trajeto (MUC). No entanto, você só conhece bem essas ruas, por quê passa por ela todos os dias.


Ou seja, toda informação que sua mente tem acesso, mas que não são revistas, passam a fazer parte da ME (periferia da mente), fazendo com que você esqueça facilmente o que aprendeu. Já a que você vê com uma certa frequência, você consegue memorizar facilmente.


3. Faça um resumo do que você leu

Nem todo mundo gosta de ficar escrevendo, mas fazer resumo é uma ótima forma de dizer a sua mente que o que você está escrevendo é importante. Sem contar que, você estará fazendo seu cérebro arquivar através da escrita, o conteúdo que você acabou adquirindo de outra forma, que foi a leitura.


Na época da escola (bons tempos!), todas as vezes que era necessário fazer um seminário, eu simplesmente pegava o conteúdo que iria apresentar e fazia um resumo e do resumo fazia uma síntese. Fiquei admirada conforme fui fazendo disto um hábito, pois, a apresentação não era mais apenas decoreba do conteúdo, mas de fato informações que eu havia adquirido, tornando-as desta forma, em conhecimento.



4. Compartilhe o que leu com outros

Externar o que você adquiriu através da leitura, compartilhando seu aprendizado com outras pessoas, é uma maneira excelente de treinar sua mente para se lembrar do que você leu. Além de compartilhar conhecimento, você vai praticar a assimilação das informações e reorganizar ao passá-las à frente. Sem contar, que este hábito te ajuda a se expressar cada vez melhor.


Espero que essas dicas tenha te ajudado! Lembre-se de por em prática.

Até mais!


11 visualizações0 comentário