Paciência: o que a bíblia diz

Atualizado: 6 de set.

Nest post vamos ver algumas passagens sobre paciência e o que a bíblia diz sobre isso. É muito importante sermos pacientes para agirmos não somente de acordo com a vontade de Deus, mas também para o nosso bem-estar.


Mas como ter #paciência no dia a dia, ao se deparar com momentos de stress, por exemplo?


Vamos analisar e conversar um pouco sobre isto neste post, tendo como base o homem mais manso que já existiu, segundo a bíblia: Moisés.





Não sei você, mas eu já vivenciei diversos momentos em que não me portei como deveria por falta de paciência.


A bíblia está repleta de #versículos sobre essa característica de personalidade, e é bom se atentar à esses versículos. Não somente para o nosso bem estar, mas também para o bem das pessoas que convivem ao nosso redor, pois ser paciente contribui para a nossa saúde.

Um estudo que foi publicado pelo Portal de Notícias G1, mostra como a impaciência pode acarretar sérios problemas se saúde como obesidade, hipertensão e envelhecimento. Veja a matéria completa aqui.


Lembre-se: Deus quer que sejamos pacientes!


A bíblia diz, que Moisés foi o homem mais manso que existiu. Eu já parei para me questionar como era possível, pois, o tempo todo o povo israelita murmurava, o culpava e trazia diversas questões para que ele pudesse resolver, e sua paciência sempre permaneceu a mesma.


Muitas pessoas, demonstram sua impaciência em momentos bem mais simples se compararmos as situações nas quais Moisés era submetido. Seja ligando para um call center, esperando na fila do banco, parado no congestionamento, ou ainda, aguardando para que a luz retorne depois da queda de energia.


Sinceramente, não sei como ele se manteve calmo. Se fosse um de nós, deixaríamos a irritação nos dominar por conta da incredulidade do povo. E você, como acha que se sairia no lugar de Moisés?


Não foi Moisés que tirou-os do Egito, foi o próprio Deus por intermédio de Moisés. Mas as reclamações caiam sempre sobre ele e, pacientemente, ia falar com Deus e interceder sempre que o povo reclamava de alguma coisa.


Independentemente da situação, ele continuou sendo assim.


Em Números 12:3 (NVI) a bíblia, diz: "Ora, #Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra."


Em outras versões, diz que eu ele era manso. Tudo bem! Mas, ter mansidão é uma característica consequente de uma pessoa que tem o controle e consegue se manter paciente.


Essa característica de personalidade, produz muitas coisas boas na vida de qualquer pessoa que a possui. Então, vamos ver o que é paciência a seguir.


O que é paciência?


Paciência é uma característica de uma pessoa que possui controle emocional sobre os seus sentimentos, independente da situação.


Em Gálatas 5.22-23, encontramos uma passagem sobre o fruto do Espírito Santo. E tanto a paciência, como o domínio próprio que, pode ser definido como controle emocional, fazem parte do fruto.


É neste domínio próprio que está o segredo para ser paciente em qualquer momento. Moisés, com certeza, possuía um ótimo controle emocional, ou seja, ele tinha o domínio de si mesmo e conseguia seguir sendo paciente.



Como Ser Paciente?


Na bíblia está o segredo para obtermos a paciência. Em Romanos 5 nos versículos 3 e 5, a bíblia diz: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança."


Você passa por tribulações? aquelas situações difíceis em alguns momentos da vida, as quais você não vê a hora de acabar para ficar mais tranquilo e poder respirar um pouco?


Acredito que sim!


No entanto, são essas situações complicadas que produz em nós a paciência. Talvez, a explicação para a paciência de Moisés esteja aqui. Durante o Velho Testamento, vemos, muitas vezes, os momentos difíceis e de tensão pelos quais o povo passou.


Já que era Moisés que os conduzia, provavelmente, esses momentos foi muito mais complicados para ele do que para o restante do povo. Porém, se é na provação que desenvolvemos a #paciência, cada um daqueles momentos complicados contribuíram para que Moisés não somente adquirisse paciência, mas também, para que ela fosse aperfeiçoada com o passar do tempo.


Se, por um acaso, você tem desejado ser mais paciente, saiba que será necessário algumas situações difíceis para te forjar.


3 Dicas para ser paciente:


1. Oração


Você já dever ter ouvido falar que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, né? Este versículo esta no livro de Tiago 5.16. Por isto, nunca esqueça de incluir esse pedido toda vez que estiver em seu momento de oração.


Deus deseja que seus filhos se comportem de acordo com o evangelho de Cristo e, muitas características de personalidade devem estar presente na sua e na minha vida, para que possamos ser de acordo com a vontade de Deus.


2. Leia a Bíblia

Já ouviu um dito popular que diz: "me diga com quem andas e eu direi quem tu és?" Como conseguiremos agradar a Deus com nossa maneira de viver, sem conhecer o que ele deseja para nós? Precisamos conviver e conhecer ao Senhor através da bíblia.


No livro de Isaías 1.3, lemos: "O boi conhece o seu possuidor e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende". Sem conhecermos a palavra de Deus não poderemos ser moldados.


Ser paciente é uma das principais características de uma pessoa sábia. Em Salmos 119.130, está escrito: “A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples". Logo, se expor à leitura bíblica é essencial para que haja uma transformação em nós, segundo a palavra de Deus.


3. Jejum


Esse passo já não é tão simples como os outros, pois, se refere a matar nossas vontades e nos separarmos por um período para nos santificarmos e nos conectarmos com Deus, através de louvores ou leitura bíblica.


No entanto, durante um período de jejum, somos inclinados a fazer mais coisas que são agradáveis ao Senhor do que em outros momentos. E neste ponto, tendemos, muito mais, a ter um controle maior sobre nossas vontades e emoções do que teríamos em outras situações. O motivo é claro: estamos conectados com o Senhor.


Efeitos do Jejum: Nesse período matamos nosso eu e nos inclinamos para fazer a vontade do Senhor, abrindo mão de qualquer coisa que sabemos que é contrária à vontade do nosso pai celestial.


Não se esqueça que é Deus quem nos aperfeiçoa diariamente pelo poder da palavra e por meio da oração.


Se você não tem essa virtude em sua personalidade, fique cada vez mais próximo de Deus, e veja, em todas as situações adversas uma oportunidade de se tornar uma pessoa cada vez mais paciente.


Deus te abençoe!










10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo