Sabedoria: quais são as características das pessoas sábias?


Você sabe quais são as características das pessoas sábias? É sobre isso que falaremos neste post, tendo como base alguns dos versículos bíblicos que encontrei enquanto fazia a leitura do livro de Provérbios. Sabedoria, precisa ser uma das principais características de todos os cristão, principalmente para as mulheres.


"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a destrói com as próprias mãos". É o que está escrito em Provérbios 14.1. Mas, quais são as características que distingue uma pessoa que possui sabedoria das pessoas insensatas?


Você vai encontrar, a seguir, 8 características dessas pessoas sábias. Provavelmente, tem outras que poderíamos identificar, mas, por enquanto, ficaremos apenas com essas.







8 Características das pessoas sábias


Se você é cristão e está lendo este post, imagino que já deve saber o porquê é tão importante saber quais são as características das pessoas que são sábias. Mas, se caso, não souber, este versículo vai te dar a resposta: "Seja sábio, meu filho, e traga alegria ao meu coração; poderei então responder a quem me desprezar." (Pv 27.11)


O motivo de buscarmos a sabedoria, é que esta alegrará o coração de Deus, pois com nosso exemplo de boa procedência, outras pessoas que não creem em Deus, o desprezando-o, perceberão que ele realmente existe pelo nosso bom testemunho.


Lembre-se que Paulo diz que nós somos como uma carta aberta. É muito mais valioso ser uma pessoa sábia e servir de exemplo, do que querer ensinar algo para alguém tendo maus comportamentos. Aplique o seu coração em saber, com base na bíblia, como ser sábio. Busque a Deus em oração por isso.


Prontos? Então, separe um papel e uma caneta para anotar e rever depois


1. Temente a Deus


Ser temente a Deus é a principal característica dos sábios. No início de Provérbios, a bíblia diz que o temor a Deus é o princípio da sabedoria (Pv 9.10). Se você ainda não aceitou a Jesus como seu único e suficiente salvador, procure fazê-lo o quanto antes, e se achegue a Deus através da leitura bíblica. Apenas desta forma, você dará início ao seu processo para adquirir sabedoria.


2. Não se auto-intitula como sábia


A pessoa que possui sabedoria não se auto-intitula como sábio, muito pelo contrário, procura aprender sempre mais, mas em silêncio. "Viste um homem que é sábio aos teus próprios olhos? Mais se pode esperar do tolo do que dele." (Pv 26.11)


Quem procura ter respaldo da palavra de Deus para avaliar a própria conduta, sabe que se louvar a si mesmo não é apropriado. Provérbios 27.2, diz: "Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios." Sendo assim, permaneça dedicado em adquirir sabedoria, mas sem se gabar.


3. Não é precipitado no falar


Você conhece alguém que não mede as palavras e sai falando o que vem à cabeça, mas se arrepende depois? Isso acontece com pessoas que não possuem sabedoria. Sim, essa é uma característica que tende a ser rara, mas não é impossível de ser encontrada.


Falar demais abre margem para o pecado, então quem controla sua língua é sábio (Pv 10.19). Se você vê dificuldade em controlar sua língua, saiba que basta pedir a Deus que ele está pronto para te dar. Em Tiago, lemos: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tg 1.5)


4. Tem domínio próprio


A pessoa sábia tem domínio próprio, ou seja, consegue dominar seus impulsos, controlando os próprios atos e as emoções. Em Provérbios 29.11, diz: "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se."


Não se precipite em suas ações, mas peça ao Senhor para te ajudar através do Espírito Santo. Pois se é o desejo de Deus que sejamos sábios, saiba que ele está mais do que interessado em te ajudar.


5. São pessoas apaziguadoras


Você deve conhecer alguém que parece estar sempre calmo e evitando entrar em confusão, essa pessoa tenta apaziguar, sempre que percebe sinais de conflito. São os sábios que costumam ter essa característica.


Provérbios 29.8, diz: "Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam."

Deus, não é um Deus de confusão. Ao contrário disto, ele é um Deus de paz, logo ele quer que seus filhos tenham essa característica de apaziguadores.



6. Está sempre a procura de conhecimento


Procurar conhecimento, imagino que deva ser quase um hobby de quem é sábio. "O coração dos sábios adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a ciência." (Pv 18.15)


Para ter sabedoria é preciso, estar sempre à procura de aprender coisas novas sobre os mais diversos assuntos, mas, não se esqueça que, primordialmente, de aprender mais sobre o que Deus diz em sua palavra.


7. Ignora as ofensas


A pessoa sábia ignora as ofensas. Pode parecer até piada, pois todos, com certeza, já se ofenderam ao menos uma vez na vida. Encontramos essa característica em Provérbios 19.11: “A sabedoria do homem lhe dá paciência, a sua glória é ignorar as ofensas.”


Pode ser que você julgue esta característica impossível, mas é legal ter em mente que tudo que é impossível ao homem é possível a Deus. Se for preciso se consagre em jejum e períodos de oração, pois, sim, ser sábio não é pra qualquer um, mas se somos filhos de Deus precisamos ter as mesmas características dele.


8. São pacientes


Ser paciente é também característica dos sábios (Pv 19.11). Se eu, que estou escrevendo este post, já procura por sabedoria, agora, tenho ainda mais consciência de como preciso da graça e bondade de Deus sobre a minha vida. Se você percebe que este também é o seu caso, não perca tempo em querer se aproximar de Deus e se agarrar aos ensinamentos dele. Paciência é necessário.



Bom, espero que este post tenha contribuído para o teu aprendizado.


Tenho um convite para te fazer. Antes de sair desta página não esqueça de ir até o fim para se inscrever com seu e-mail. Desta forma, você não perderá as próximas postagens.


Até mais, Deus te abençoe!



18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo